top of page

2017: um ano todo de Maria

  • Lygia Ribeiro
  • 15 de jan. de 2017
  • 4 min de leitura

O ano de 2017 começou e, com ele, surgem para nós novos objetivos e projetos, novas oportunidades e novas chances para começar algo bom ou recomeçar algo que ficou incompleto no ano que se foi. Começo de ano é sempre tempo de dar fôlego aos nossos planos e renovar nossas expectativas. E, claro, é tempo de reavivar nossa constância e perseverança na fé.

2017, definitivamente, não será um ano comum. Ainda mais para nós, que cremos, esse ano nos reserva grandes graças que sairão diretamente do doce coração de nosso Deus. Ele quer agora, mais do que nunca, instaurar em cada homem e mulher o amor ardente por sua Verdade, por sua misericórdia e justiça. Para fazer isso, Deus contará com aquela, a Cheia de Graças, mãe de seu amado Filho Jesus, que vem, ao longo de toda a história da Igreja, sendo a medianeira de todas as graças. É ela, a Virgem Maria, a quem devemos dedicar mais atenção e afeição neste novo ano.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu o Ano Nacional Mariano, que começou em 12 de outubro de 2016 e será concluído no dia 11 de outubro de 2017, com o objetivo de comemorar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul. Segundo os bispos, este é um ano para "celebrar, fazer memória e agradecer".¹ Em verdade, somos um povo privilegiado, porque, segundo as palavras de nosso Papa Francisco, “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”.

O milagre de Aparecida é um mistério que nos diz muitas coisas a respeito de Maria, de Jesus e de nós mesmos. Em um momento de dificuldades, os homens que pescavam em outubro de 1717 não estavam, até então, obtendo sucesso na atividade. Após várias tentativas falhas, quando estavam prestes a desistir, rezaram à Virgem Maria, pedindo a ajuda de Deus e, então, lançaram a rede mais uma vez ao rio. Para a surpresa de todos, pescaram não peixes, mas o corpo de uma imagem de Maria, sem a cabeça. Lançaram então a rede novamente e apanharam a cabeça da mesma imagem. Depois, ao lançarem mais uma vez o instrumento de pesca ao rio, apanharam tantos peixes que quase afundaram as embarcações com o peso do cardume.

A capacidade de Deus de surpreender seus filhos, apesar das dificuldades e provações, é extraordinária, justamente porque confirma, para aqueles que têm fé, que, para Ele, nada é impossível. Assim como tornou o Rio Paraíba do Sul fértil novamente, foi capaz de fecundar o ventre de Nossa Senhora com o seu próprio Espírito e trazer a nós a Salvação. Para nós, hoje, Deus quer realizar o impossível, fazer da pesca dificultosa uma oportunidade para reconhecermos N'Ele a grandeza e amor verdadeiros. Tudo isso, não esqueçamos, por meio de Maria.

E não acaba por aí. Em 2017 também comemoraremos o centenário das aparições da Virgem em Fátima, Portugal. Considerada uma das mais impactantes e proféticas, a visita de Maria aos três pastorinhos - Lúcia, Francisco e Jacinta – em 1917, trouxe para a Terra visões e mensagens sobrenaturais que exigem de nós a urgente conversão, oração e penitência em reparação às muitas ofensas feitas contra o coração da Mãe e de seu Filho. Mudança de vida e caridade fervorosa: esses são, afinal, os principais pedidos que ainda hoje, sobretudo neste ano, a Mãe Santíssima faz a cada um de nós. "Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores?" Questiona-nos a Virgem, assim como o fez com as crianças.

Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Aos que o aceitarem, a Virgem promete a salvação e o amor eterno do Pai, tornando-os "como flores colocadas por mim (Maria) para enfeitar o Seu Trono." Nesta luta dificílima, não estamos sozinhos. Maria nos dá de presente uma arma poderosíssima contra o mal: o Santo Terço. Durante suas aparições (sete, no total), a Mãe pede várias vezes para que jamais abandonemos a devoção ao Santo Terço, para que nos salvemos e salvemos a todos os outros pecadores, que muitas vezes vão para o inferno, "por não haver quem se sacrifique e peça por eles".

Assim sendo, o que nos falta para nos abandonarmos nos braços amorosos desta Mãe, que tem por nós um amor muito maior do que todas as mães do mundo? Que neste ano, não permaneçamos como meros ouvintes ou espectadores das mensagens e pedidos de Nosso Senhor, mas que ofereçamos atos concretos, esforços e sacrifícios verdadeiros, para alcançar as graças prometidas por Maria. Neste início de ano, aproveite para organizar suas metas e estabelecer firmes propósitos para alimentar o amor à Virgem Maria.

Empenhe com fervor a vida de oração, pratique a Devoção dos Primeiros Sábados em reparação às ofensas cometidas contra o Imaculado Coração de Maria (saiba mais sobre esta devoção, clicando aqui) e consagre-se a Virgem Santíssima, ou renove com novo vigor a sua consagração. É tempo de oferecermos tudo o que temos e somos por Aquele que ofereceu tudo de Si a nós. Façamos isso, de mãos dadas com a nossa Santíssima Mãe, seguros de que, assim, não pereceremos jamais.

Santíssima Virgem Maria, movido pelo ardente desejo de amar-vos como Mãe querida e promover uma terna devoção ao Vosso Imaculado Coração, digníssimo de todo amor e veneração e tão transpassado de dor pelas blasfêmias e ingratidões dos homens, humildemente me prostro ao vossos pés e consagro ao vosso coração doloroso e imaculado para sempre: meu corpo, minha alma, minha vida, meu coração e todo o meu ser. Aceitai, Mãe amorosíssima, esta consagração e guardai-me sempre em vosso coração materno. Ó, minha terna Mãe, em vós confio, quero amar-vos sempre mais e servir-vos com toda felicidade. Abençoai-me, protegei-me e preservai-me de todo o mal. Amém.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

  1. CNBB: Mensagem à Igreja Católica no Brasil - ANO NACIONAL MARIANO; Brasília; 1º de agosto de 2016


 
 
 

Comments


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
SIGA
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • YouTube Clean
  • RSS Clean
bottom of page