top of page

São Luís Maria Grignion de Montfort

  • Gabriela Alvez
  • 30 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

Luís Maria Grignion nasceu em Montfirt, França, em 1673. Descendente de uma família cristã bem situada. Ainda em sua infância, decidiu seguir o caminho da fé e em 1700 vestiu o hábito de sacerdote.

Ficou muito famoso devido à sua preparação quanto às doutrinas e por seu discurso fácil. Todos queriam o ouvir, mas seu desejo era outro: cuidar dos doentes. Sempre quis ser missionário, e mesmo contrariando seu superior, foi pedir permissão ao papa. Porém, o papa Clemente XI lhe disse que, naquele momento havia urgência em pregar aos franceses.Sendo obediente, assim o fez. Usava de um discurso fraterno, convidando o povo a adorar e confiar em um Jesus amigo e não temê-lo como um rígido Juiz.

Outra característica muito importante de sua pregação era a devoção extremada a Maria Santíssima. Mesmo a Igreja daquele tempo ainda questionando certos aspectos do culto a Maria, ele pregava a veneração sem excessos, firme e constante a Maria, a Virgem Santíssima, a Mãe de Deus.

Por meio dela é que Jesus fez o seu primeiro milagre nas bodas de Canã (João 2, 1-11). Esse argumento sempre esteve muito presente em todos os seus escritos, como o tratado da "Verdadeira devoção à Santíssima Virgem", do qual ainda falaremos muito aqui. Os textos de Luís Maria foram publicados 1842 e tornaram-se os fundamentos da piedade mariana.

O Tratado da "Verdadeira Devoção à Virgem Santíssima" é uma obra prima sobre Nossa Senhora, sobre mariologia, que o Papa São João Paulo II disse que quando leu, sua visão sobre a Virgem Maria mudou profundamente, e por isso ele consagrou o seu Pontificado a Ela: "Totus Tuus".

Neste Tratado ele ensina uma Consagração muito especial a Nossa Senhora, nos levando a fazer tudo "Com Maria, Por Maria, para Maria e em Maria" de modo a se consagrar a Jesus como "escravo de amor".

Em meados de 1712, Luís Maria de Montfort elaborou as Regras e fundou uma nova ordem masculina: a dos Missionários da Companhia de Maria, que hoje são chamados montfortianos.

Esses religiosos estenderam as suas atividades pela Europa, América e África. Contudo sru fundador acompanhou apenas o início, pois morreu no dia 28 de abril de 1716, poucos anos depois de sua aprovação. Em 1947, o papa Pio XII proclamou-o Santo.

777"Ser vosso devoto, ó Virgem Santíssima, é uma arma de Salvação que Deus dá àqueles que quer salvar".

São Luís Maria Grignion de Montfort, Rogai por nós!

 
 
 

Comentários


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
SIGA
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • YouTube Clean
  • RSS Clean
bottom of page