Modéstia Parte I : Por que ser Modesta?
- Naiara Cynira Pinheiro
- 8 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

A palavra modéstia vem do latim modestia.ae, que em nosso dicionário da língua portuguesa significa, aquele que não possui nem demonstra vaidade em relação a si mesmo, às suas próprias conquistas etc. Seus sinônimos são: decência, desambição, despretensão, naturalidade, pobresa, simplicidade, singeleza e sobriedade.
Para o catolicismo Modéstia é o pudor que deve acompanhar todo o cristão, pois nele habita Deus. Como disse John MacArthur
“Como uma mulher discerne a linha muitas vezes tênue entre vestir-se apropriadamente e vestir-se para ser o centro das atenções? A resposta começa na intenção do coração. A mulher deve examinar sua motivação e objetivos no modo como se veste. Sua intenção é mostrar a graça e beleza da feminilidade?... É revelar um coração humilde e dedicado a adorar a Deus? Ou é chamar atenção a si mesma e exibir sua… beleza? Ou pior, tentar atrair os homens sexualmente? Uma mulher que tem como foco adorar a Deus irá considerar cuidadosamente como se veste, porque seu coração ditará seu guarda-roupa e sua aparência.”
1 Timothy, The MacArthur New Testament Commentaries (Chicago: Moody, 1995)
O modelo perfeito de modéstia é Nosso Senhor Jesus Cristo, Santo Afonso Maria de Ligório no Tratado da Castidade diz: “Nosso ideal mais perfeito de modéstia foi, porém, o nosso Divino Salvador mesmo (…)”. Nosso Criador que se fez homem que andou sobre a terra manifestou-nos toda a Sua doutrina pelo exemplo vivo de Sua Pessoa. “Rogo-vos pela mansidão e modéstia de Cristo’ (II Cor 10, 1)”.
A verdadeira modéstia que reflete a Cristo vem de Maria santíssima. Para vir ao mundo, Cristo escolheu o ventre de uma Mulher Concebida sem pecado. No Tratado De Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem, São Luís Maria Grignion de Montfort afirma que: “Em Maria e por Maria é que o filho de Deus se fez homem para nossa salvação”. “[...] É a santíssima Virgem, que o Espírito Santo denomina “Cidade de Deus”“ (SL 86,3).
Sendo considerada a Cidade de Deus, é a ela quem devemos seguir os passos desde as vestimentas até o modo de agir. Para vestir-se com modéstia e pudor basta olhar como se veste Maria, a Mãe do Senhor! Ela é o meio mais seguro para alcançar a VERDADEIRA MODESTIA, é a união do interior e do exterior, só parecer modesta(o) de modo postiço e mentiroso apenas com maneiras externas, como se fosse uma mascará não pode ser nosso objetivo. Deus conhece o coração de cada um dos seus filhos e nenhuma falsa modéstia pode ser mantida por muito tempo.
A junção do exterior e interior é extremamente importante, pois, um complementa o outro e, desta forma, se no seu exterior há autocontrole, é restrito, logo ela terá um interior com a finalidade exaltar Deus e não a si mesmo.
São Francisco de Sales explica da seguinte maneira:
“Como o fogo produz a cinza… e a cinza serve admiravelmente para manter e conservar o fogo…, assim sucede com estas duas modéstias, que a interior produz a exterior, e esta mantém e conserva a interior de onde brotou.”
A modestia é uma virtude que só pode ser encontrada quando somos verdadeiramente entregues a Deus. No interior, no falar e no agir. Ser instrumento para honra e glória do nosso Senhor. Tornamos-nos humildes de coração.
留言